A Colômbia decidiu suspender as restrições às importações de carne bovina dos Estados Unidos, que haviam sido impostas a estados onde o gado leiteiro havia testado positivo para gripe aviária. A informação foi divulgada por um site do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA). Em abril deste ano, a Colômbia foi o único país a oficialmente impor essas restrições à carne bovina norte-americana, ampliando os efeitos econômicos da crise causada pelo vírus da gripe aviária, que já vinha impactando o comércio internacional de aves.
Segundo a Federação de Exportação de Carne dos EUA, a medida foi revertida recentemente, permitindo a retomada do comércio de carne bovina com o país sul-americano. Desde março, mais de 230 rebanhos leiteiros em 14 estados norte-americanos testaram positivo para o vírus da gripe aviária, de acordo com dados do USDA.
A suspensão das restrições pela Colômbia pode aliviar as pressões sobre o setor de exportação de carne bovina dos EUA, que sofreu com a crise sanitária. O caso evidencia o impacto multifacetado que doenças em animais podem ter sobre diferentes setores da agroindústria global.