A Comissão Europeia adquiriu centenas de milhares de doses de vacinas contra a influenza aviária zoonótica como parte de sua preparação. A Autoridade de Preparação e Resposta a Emergências Sanitárias da Comissão, representando 15 Estados-Membros, assinou um contrato para fornecer até 665.000 doses pré-pandêmicas da vacina Seqirus, com uma opção de mais 40 milhões de doses ao longo de quatro anos. As primeiras vacinas serão enviadas para a Finlândia para trabalhadores em risco, seguidas por outros países participantes.
A vacina é destinada às pessoas mais expostas à gripe aviária, como trabalhadores de explorações avícolas e veterinários. Estados Unidos, Canadá e Reino Unido também estão obtendo vacinas preventivas, com casos recentes de transmissão em produtores de leite nos EUA e trabalhadores avícolas no Reino Unido.
Os EUA têm vacinas da GSK, Sanofi e CSL Seqirus em estoque e estão desenvolvendo uma vacina baseada em mRNA com a CureVac. A vacina preventiva contra a gripe aviária zoonótica da Seqirus é a única autorizada na UE para uso em adultos, protegendo contra cepas H5 do vírus influenza A.
Stella Kyriakides, Comissária da UE para a Saúde e Segurança Alimentar, destacou a importância da preparação: “Embora a ameaça da gripe aviária para a população em geral continue baixa, precisamos proteger as pessoas em maior risco, como trabalhadores avícolas e certos veterinários. Estamos prontos para tomar novas medidas caso a situação evolua no futuro.”
Lorna Meldrum, vice-presidente de Operações Comerciais, Resposta Internacional e à Pandemia da CSL Seqirus, acrescentou: “O acesso às vacinas, juntamente com a vigilância e os testes, é fundamental para a preparação para uma pandemia e fornece garantias aos governos e às suas populações.”