Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Influenza Aviária

EUA expandem testes de Influenza aviária em produtos lácteos

EUA expandem testes de Influenza aviária em produtos lácteos

A Food and Drug Administration (FDA) dos Estados Unidos ampliou os testes de produtos lácteos para detectar o vírus da gripe aviária, à medida que surtos se espalham entre rebanhos leiteiros em várias regiões do país. Desde março, mais de 120 rebanhos leiteiros em 12 estados testaram positivo para gripe aviária, segundo o Departamento de Agricultura dos EUA (USDA).

Autoridades federais alertam que a disseminação do vírus entre vacas leiteiras pode aumentar o risco de infecções humanas, embora o risco para o público em geral continue baixo. Trabalhadores em fazendas leiteiras, porém, devem usar equipamentos de proteção individual para reduzir o risco de infecção.

O FDA está focado em garantir que a pasteurização seja eficaz na inativação do vírus. Don Prater, diretor interino do Centro de Segurança Alimentar e Nutrição Aplicada da FDA, informou que serão testadas amostras de 155 produtos lácteos adicionais.

Até agora, testes em 297 amostras de laticínios no varejo não encontraram evidências do vírus. Mesmo assim, a FDA continua a desaconselhar o consumo de produtos lácteos crus. Não há informações de que vacas leiteiras infectadas estejam contribuindo para o fornecimento de leite cru.

Mais de 690 pessoas expostas a animais infectados foram monitoradas, e 51 delas foram testadas para sintomas semelhantes aos da gripe, informou Demetre Daskalakis, diretor do Centro Nacional de Imunização dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC). Três trabalhadores de fazendas leiteiras testaram positivo para o vírus, apresentando sintomas leves e já se recuperaram.

O CDC está apoiando o estado de Michigan na realização de testes sorológicos em trabalhadores agrícolas para detectar infecções anteriores. O USDA está investigando como o gado leiteiro contrai o vírus, seja através de contato com leite infectado ou gotículas respiratórias.

O desenvolvimento de uma vacina contra a gripe aviária para vacas leiteiras está em andamento, mas ainda levará algum tempo, segundo Eric Deeble, conselheiro sênior interino do USDA. O objetivo é erradicar o vírus sem o uso de uma vacina. O secretário da Agricultura, Tom Vilsack, informou que a agência está em negociações com cerca de duas dezenas de empresas para desenvolver uma vacina contra a gripe aviária para o gado.