Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Influenza Aviária

Finlândia iniciará vacinação contra Influenza Aviária em trabalhadores expostos a animais

Scientific sampling of eggs in poor condition, analysis of avian influenza in humans, conceptual image
Scientific sampling of eggs in poor condition, analysis of avian influenza in humans, conceptual image

A Finlândia iniciará na próxima semana a vacinação preventiva contra a influenza aviária em humanos, tornando-se o primeiro país do mundo a adotar essa medida. A vacinação será destinada a trabalhadores com maior risco de exposição ao vírus devido à sua ocupação. A Finlândia adquiriu vacinas para 10.000 pessoas, cada uma recebendo duas doses, como parte de um acordo conjunto da União Europeia, que comprou até 40 milhões de doses do fabricante CSL Seqirus para 15 países. A vacinação será oferecida a pessoas com 18 anos ou mais que estejam em risco devido ao trabalho ou outras circunstâncias.

A cepa H5N1 da gripe aviária tem causado a morte ou abate de centenas de milhões de aves em todo o mundo nos últimos anos e também tem se espalhado para mamíferos, incluindo vacas e, em alguns casos, humanos. Embora a Finlândia ainda não tenha detectado o vírus em humanos, está tomando medidas preventivas devido aos riscos de transmissão em suas fazendas de produção de peles, onde os animais podem entrar em contato com a vida selvagem. No ano passado, surtos de gripe aviária em visons e raposas em fazendas de peles ao ar livre levaram ao abate de cerca de 485 mil animais na Finlândia para evitar a propagação do vírus.

Os grupos alvo da vacinação incluem trabalhadores em fazendas de produção de peles e aves, técnicos de laboratório que lidam com amostras de gripe aviária, veterinários que trabalham como agentes de controle de animais em regiões com fazendas de peles, pessoas que trabalham em santuários para aves selvagens, explorações pecuárias ou na limpeza de instalações como fábricas de processamento de subprodutos animais. As vacinações começarão na próxima semana em algumas partes da Finlândia, conforme informado por um porta-voz do Instituto Finlandês de Saúde e Bem-Estar (THL). Esta medida preventiva destaca a proatividade da Finlândia em lidar com potenciais ameaças à saúde pública, buscando proteger trabalhadores expostos a um vírus que tem causado grande impacto na avicultura.