A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), em parceria com o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), lança uma campanha nacional para conscientizar a população sobre a importância de combater a gripe aviária.
A iniciativa visa informar os cidadãos sobre o monitoramento realizado pelo Governo Federal e alertar especialmente aqueles que frequentam áreas litorâneas a evitarem o contato direto com aves silvestres e mamíferos marinhos suspeitos de estarem doentes ou mortos. A veiculação da campanha teve início no último sábado (10) e está programada para durar dois meses.
Além da Secom e do Mapa, a ação recebe apoio do Ministério do Meio Ambiente (MMA), do Ministério do Turismo (MTur), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
A campanha destaca o trabalho conjunto em prol da proteção do país contra a gripe aviária, ressaltando a atuação do Serviço Veterinário Oficial e dos agentes do Ibama e do ICMBio na promoção da saúde animal e na proteção da biodiversidade brasileira.
Com o slogan “Cuidar é da nossa natureza”, a campanha convida a população a aderir às medidas preventivas, contribuindo para a identificação precoce de focos e a prevenção da circulação do vírus entre diferentes espécies de aves.
A iniciativa conta com dois comerciais, um principal de 30 segundos com mensagem geral sobre os cuidados preventivos, e outro direcionado aos turistas que estão aproveitando o verão no litoral.
Além dos comerciais, serão lançados filmes nas redes sociais voltados para veterinários e autoridades sanitárias, juntamente com outros conteúdos informativos para o público em geral.
O plano de mídia da campanha inclui a veiculação de peças em diversas plataformas, como DOOH, OOH, mídia digital, spots de rádio e anúncios em revistas e jornais.