Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Sanidade

Influenza Aviária: CDC investiga casos de infecção humana em trabalhadores de granja em Washington (EUA)

Influenza Aviária: CDC investiga casos de infecção humana em trabalhadores de granja em Washington (EUA)

O CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças) enviou uma equipe ao estado de Washington para avaliar a saúde de trabalhadores rurais que abateram aves infectadas com gripe aviária, após quatro deles serem presumivelmente contaminados pelo vírus. Essa situação faz de Washington o sexto estado dos EUA a registrar casos humanos de infecção por gripe aviária em 2024.

Os quatro trabalhadores, que apresentaram sintomas leves como problemas respiratórios e conjuntivite, estavam envolvidos no manejo e limpeza de instalações em uma granja de ovos onde cerca de 800.000 frangos foram sacrificados devido à presença do vírus. A fazenda foi atingida por uma cepa do vírus de aves selvagens, conforme o Departamento de Agricultura de Washington. O uso inconsistente de equipamentos de proteção pelos trabalhadores foi apontado como um fator de risco.

Até agora, 27 pessoas nos EUA testaram positivo para o vírus em 2024, todas com exposição direta a aves ou gado leiteiro infectados. O CDC ressalta que, embora o risco de transmissão para o público em geral seja baixo, os trabalhadores rurais que lidam com animais infectados estão mais vulneráveis.

Além de Washington, a Califórnia e outros estados estão promovendo a vacinação contra a gripe sazonal entre os trabalhadores rurais, com o objetivo de reduzir o risco de co-infecção por gripe sazonal e gripe aviária. Virologistas alertam que infecções simultâneas podem aumentar a possibilidade de alterações no vírus da gripe aviária, o que poderia torná-lo mais transmissível entre humanos, com risco de uma possível pandemia.

As autoridades continuam monitorando a situação e aguardam testes mais conclusivos dos espécimes coletados em Washington.