O Departamento de Saúde da Louisiana anunciou na última sexta-feira o primeiro caso humano presuntivo de infecção pelo vírus da gripe aviária H5N1 no estado. O paciente, residente do sudoeste da Louisiana, está hospitalizado e sob acompanhamento médico.
A investigação epidemiológica, conduzida em parceria com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), apontou que o indivíduo teve contato direto com aves doentes e mortas, suspeitas de estarem infectadas pelo H5N1.
Risco e Contexto da Gripe Aviária H5N1
O H5N1 é uma variante do vírus influenza altamente infecciosa que afeta aves domésticas e selvagens, podendo causar doenças respiratórias graves. Nos Estados Unidos, surtos do H5N1 têm sido registrados desde 2022, com impacto significativo na avicultura.
Até 13 de dezembro, foram confirmados 60 casos humanos de infecção pelo H5N1 no país, todos associados à exposição direta a aves ou, em alguns casos, a vacas leiteiras infectadas. Até o momento, não há evidências de transmissão de pessoa para pessoa relacionada a essa cepa nos Estados Unidos.
Prevenção e Monitoramento
O caso da Louisiana reforça a necessidade de medidas rigorosas de biossegurança para evitar a disseminação do H5N1, tanto em populações humanas quanto em rebanhos avícolas. Autoridades de saúde seguem monitorando o caso e recomendam evitar o contato com aves doentes ou mortas e reforçar cuidados em ambientes de criação.