Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Sanidade

Possível mutação da Influenza aviária preocupa autoridades nos EUA após novos casos em profissionais de saúde no Missouri

FILE PHOTO: Ducks are seen inside a poultry farm in Castelnau-Tursan, France, January 24, 2023. REUTERS/Stephane Mahe
FILE PHOTO: Ducks are seen inside a poultry farm in Castelnau-Tursan, France, January 24, 2023. REUTERS/Stephane Mahe

Quatro profissionais de saúde no Missouri, que tiveram contato com um paciente diagnosticado com gripe aviária, desenvolveram sintomas respiratórios leves, segundo autoridades de saúde dos EUA. Até o momento, seis profissionais que entraram em contato com o paciente apresentaram sintomas, mas apenas um teve resultado negativo confirmado para o vírus por meio de um teste de PCR. As amostras de sangue dos outros cinco profissionais foram enviadas para testes de anticorpos, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC).

O que preocupa as autoridades é que, ao contrário dos casos anteriores registrados nos EUA em 2024, o paciente do Missouri não teve contato conhecido com animais infectados. Esse fato levanta a hipótese de que o vírus da gripe aviária possa ter sofrido uma mutação, facilitando a transmissão entre humanos.

“Esses casos destacam a necessidade de tratar esse surto com mais seriedade do que tem sido feito”, disse Amesh Adalja, acadêmico sênior do Centro de Segurança Sanitária Johns Hopkins. Segundo ele, os resultados dos testes de anticorpos precisam ser obtidos rapidamente para avaliar o real risco de transmissão do vírus entre pessoas.

O paciente do Missouri foi o 14º caso confirmado de gripe aviária nos Estados Unidos em 2024. Os 13 casos anteriores ocorreram entre trabalhadores de fazendas e estavam diretamente ligados a surtos em granjas avícolas ou leiteiras. As autoridades do Missouri estão liderando a investigação, com o apoio do CDC.

O aumento dos casos e a possibilidade de uma mutação do vírus reforçam a urgência de medidas de controle mais rigorosas para evitar um cenário de transmissão comunitária, algo que poderia ter graves consequências para a saúde pública nos EUA e no mundo.