Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Influenza Aviária

Surtos de influenza aviária são confirmados na Bulgária, Japão e África do Sul

Surtos de influenza aviária são confirmados na Bulgária, Japão e África do Sul

A influenza aviária H5N1 altamente patogênica (HPAI) foi detectada novamente no Japão após seis semanas, afetando um rebanho de 57.500 aves comerciais na cidade de Tomisato, província de Chiba. Este é o 11º surto no país em 2024, com aproximadamente 808.000 aves afetadas.

Além disso, um bando na ilha de Kyushu testou positivo para o vírus H5N5 em fevereiro. Cerca de 150 aves selvagens também testaram positivo para HPAI desde o inverno de 2023-2024, principalmente para o H5N1.

Na Bulgária, dois novos surtos de H5N1 foram detectados na semana passada, elevando o total para 16 surtos em 2024, afetando mais de 803.000 aves. Os surtos recentes ocorreram nas províncias de Plovdiv e Haskovo.

Na África do Sul, um surto de H5N1 foi registrado retrospectivamente em uma fazenda em Mogale, Gauteng, em outubro passado. Desde abril de 2023, o país reportou 29 surtos de H5N1 e 116 surtos de H7N6, detectado pela primeira vez entre as aves sul-africanas.

Um estudo do One Health Poultry Hub revelou que o vírus da influenza aviária H9N2 pode se espalhar rapidamente em mercados de aves vivas.

Utilizando dados biológicos e modelagem computacional, os pesquisadores concluíram que mais de 90% das galinhas expostas ao vírus H9N2 em mercados vivos são infectadas em um dia. O tempo entre a infecção e o contágio pode ser de apenas 5,5 horas.

Esses achados são importantes para futuras pesquisas sobre medidas de controle da gripe aviária nesses mercados. O estudo envolveu o Royal Veterinary College, a Universidade de Oxford, e cientistas da China, Bangladesh e França.

Fonte: Watt Poultry