Apesar do programa de vacinação em massa de patos na França, novos surtos de gripe aviária altamente patogênica (GAAP) foram confirmados em duas fazendas na Bretanha na última semana. Surpreendentemente, os patos infectados haviam sido vacinados e não apresentavam sintomas da doença. Esse desenvolvimento trouxe impactos econômicos graves para os produtores locais, especialmente para aqueles que planejavam repovoar suas criações para atender à demanda de fim de ano.
Na Europa, a disseminação da GAAP, particularmente do tipo H5N1, também segue em alta. Nos últimos dias, Bulgária, República Tcheca, Hungria, Polônia e Eslováquia relataram surtos em fazendas, além de novos casos em aves em cativeiro em seis países e em aves selvagens em 14 estados europeus. A expansão do vírus reforça o alerta para o setor de avicultura europeu, já que a onda sazonal de GAAP se intensifica neste período.
Esses surtos reiteram os desafios enfrentados pela avicultura europeia na contenção da GAAP, mesmo com programas de vacinação em andamento.
Fonte: WATTPoultry