Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Sanidade

Ministério da Agricultura disponibiliza painel de controle de focos de gripe aviária

Mapa ressalta a importância de não recolher aves doentes ou mortas e orienta a população a acionar o serviço veterinário mais próximo para evitar a propagação

Ministério da Agricultura disponibiliza painel de controle de focos de gripe aviária

Com o objetivo de promover transparência e agilidade no acesso às informações, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) lançou um painel de Business Intelligence (BI) para consulta de casos confirmados do vírus da Influenza Aviária de alta patogenicidade (IAAP) – H5N1.

O painel, que está disponível para consulta pública, será atualizado duas vezes ao dia, às 13h e às 19h, sempre que houver confirmação de IAAP em alguma investigação. O Mapa continuará aperfeiçoando a ferramenta para facilitar o acesso a essas informações para toda a população brasileira.

Até o momento, foram confirmados 24 focos de IAAP em aves silvestres nos estados do Espírito Santo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo. Dentre as espécies afetadas estão o trinta-réis-de-bando, atobá-pardo, trinta-réis-real, Trinta-réis-boreal, corujinha-do-mato, cisne-de-pescoço-preto, gaivota-de-cabeça-cinza, fragata e biguá.

O Mapa ressalta a importância de não recolher aves doentes ou mortas e orienta a população a acionar o serviço veterinário mais próximo para evitar a propagação da doença.

É importante destacar que não houve alteração no status do Brasil como país livre de IAAP, conforme reconhecimento da Organização Mundial de Saúde Animal, uma vez que não há registro da doença na produção comercial de aves.

 

Acesse o mapa clicando aqui.