Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Sanidade

Ministro assina normativa incluindo Acre como livre de peste suína clássica

Estado poderá exportar carne suína sem restrições sanitárias, afirma ministro.

Ministro assina normativa incluindo Acre como livre de peste suína clássica

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Andrade, assinou Instrução Normativa que inclui o Acre entre as Unidades da Federação livres de peste suína clássica. A medida foi anunciada ao governador do Acre, Tião Viana, nesta quarta-feira, 17 de julho, durante encontro com o ministro, em Brasília. A norma, no entanto, só passará a valer a partir da data de publicação no Diário Oficial da União (DOU).

“A partir da publicação dessa normativa, o Acre poderá exportar carne suína sem restrições sanitárias. Essa conquista será fundamental para a economia do estado”, explicou o ministro.

Atualmente, além do Distrito Federal, mais 14 estados integram a zona livre de peste suína clássica no Brasil. São eles: Bahia, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

Saiba mais

A peste suína clássica é uma enfermidade contagiosa causada por vírus que pode ser fatal aos suínos. A doença causa sérios prejuízos pela facilidade de disseminação e alto índice de mortalidade.

Os principais sintomas são depressão e febre alta, hemorragias, regiões avermelhadas, entre outras. Em alguns casos, também está diretamente relacionada a distúrbios reprodutivos em suínos.