Alternativas legais para a criação e o abate de aves em pequenas propriedades, principalmente nos assentamentos da reforma agrária, foram temas da reunião dos fiscais agropecuários da Superintendência Federal de Agricultura em Mato Grosso do Sul (SFA/MS) e a Iagro com representantes do Incra, Prefeitura Municipal de Campo Grande e produtores rurais ligados a agricultura familiar.
O encontro, ocorrido na quinta-feira, foi uma iniciativa da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares – ITCP da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).
A reunião foi motivada pela necessidade de padronização dos procedimentos de trânsito, criação, abate e comercialização de aves domésticas – frangos tipo caipira, criados com orientação de projeto da UFMS, que disponibiliza orientação técnica para a implantação dos sistemas de criação.
Foi esclarecido aos participantes a necessidade de atendimento às normas nacionais de defesa sanitária animal, principalmente quanto à necessidade de rastreabilidade das aves e a questão da biossegurança nas propriedades a fim de evitar a introdução de doenças.
Manejo
No MS, criação de frango caipira será fiscalizada
Alternativas legais para a criação e o abate de aves em pequenas propriedades são temas de reunião.