Um novo caso de gripe aviária de alto potencial transmissivo foi identificado no Paraná, aumentando o total no Brasil para 77 casos até o domingo (6/8). O caso mais recente foi confirmado em uma ave silvestre da espécie trinta-reis-de-bando, encontrada no município de Guaratuba. Esses dados estão disponíveis na plataforma de informações do Ministério da Agricultura.
Desde o primeiro caso confirmado no país, em 15 de maio, foram registrados 75 casos de infecção em aves silvestres. Além desses, outros dois casos ocorreram em criações domésticas de subsistência no Espírito Santo e em Santa Catarina, levando o Japão a suspender a importação de aves desses dois estados.
Até o momento, não houve confirmação de casos em criações comerciais, o que mantém o Brasil com o status de país livre de gripe aviária de alta patogenicidade (IAAP). Recentemente, o Ministério da Agricultura recomendou aos governos estaduais a declaração de emergência zoossanitária, e essa medida já foi adotada por algumas unidades federativas.