Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

PSA

França alerta visitantes olímpicos sobre a risco de Peste Suína Africana

França alerta visitantes olímpicos sobre a risco de Peste Suína Africana

À medida que a Peste Suína Africana (PSA) se aproxima das fronteiras da França, o departamento de agricultura de Paris intensificou seus alertas aos visitantes e trabalhadores estrangeiros, solicitando que tomem todas as precauções para evitar a entrada da doença no país.

Com a proximidade dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, que serão realizados em Paris a partir de 26 de julho, todos os visitantes e participantes são aconselhados a ter cuidado extra, especialmente ao trazer carne suína ou produtos derivados de suínos de áreas infectadas com PSA.

Javalis na Itália

Um crescente número de casos de PSA tem sido detectado em javalis no norte da Itália, em regiões que fazem fronteira direta com a França. Na Alemanha, meia dúzia de novas infecções foram encontradas recentemente perto de Frankfurt, a apenas 100 quilômetros da França. As autoridades francesas enfatizam: “A PSA não é perigosa para humanos, mas é contagiosa e mortal para porcos e javalis. Um surto teria sérias consequências econômicas para os criadores de porcos e para todo o setor suinícola.”

Campanha de Comunicação

Em resposta à ameaça crescente, as autoridades francesas lançaram uma nova campanha de comunicação, direcionada a apoiadores, turistas e outras pessoas que viajam de e para a Alemanha e outros países infectados pela PSA. A mensagem é clara: não tragam produtos de carne suína e não descartem restos de comida na natureza, mas sim em recipientes fechados. Esta mensagem é especialmente importante para motoristas de caminhão internacionais, trabalhadores sazonais estrangeiros na agricultura e horticultura, e caminhantes.

Transportadores de suínos e carne suína devem sempre limpar e desinfetar completamente seus veículos após o descarregamento. Além disso, o departamento reitera seu aviso aos caçadores, excursionistas e criadores de porcos para relatar qualquer suspeita de infecção por PSA a um veterinário ou às autoridades relevantes o mais rápido possível. Cada descoberta de um javali morto também deve ser relatada imediatamente.