Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Sanidade

Governo de Alagoas e ABCS lançam a 4ª etapa da campanha de vacinação contra a PSC

A 3ª etapa da campanha ocorreu no período de 21 de novembro de 2022 a 31 de janeiro de 2023 com 116.791 suínos vacinados e 4.572 propriedades rurais visitadas

Governo de Alagoas e ABCS lançam a 4ª etapa da campanha de vacinação contra a PSC

O Ministério da Agricultura e Pecuária e o governo de Alagoas em parceria com a Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS) em parceria com o Governo de Alagoas, Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) lançaram a 4ª Etapa da Campanha de Vacinação contra a Peste Suína Clássica em Alagoas na última quinta-feira (18). A solenidade contou com a presença do Governador de Alagoas, representantes da Equipe Gestora Nacional organizadores da campanha e autoridades locais no Palácio República dos Palmares.

O estado de Alagoas é o primeiro das 11 unidades federativas, que compõem a Zona não Livre, que aderiu a realização da campanha de vacinação contra a PSC proposta pelo MAPA em conjunto com a Adeal, visando promover a saúde do rebanho e o desenvolvimento das propriedades rurais. A campanha de vacinação iniciou em junho de 2021 e agora se encontra em sua 4ª etapa. O calendário de vacinação contra a PSC ocorre nos 102 municípios de Alagoas, sendo realizada duas vezes ao ano. A última etapa da campanha (3ª etapa), ocorreu no período de 21 de novembro de 2022 a 31 de janeiro de 2023 com 116.791 suínos vacinados e 4.572 propriedades rurais que criam suínos visitadas.  

Para a realização da 4ª etapa, se manteve a parceria público privada, onde os vacinadores irão percorrer 102 municípios, com previsão de vacinar próximo a 130 mil suínos e visitando todas as propriedades rurais que possuem suinocultura no estado. E , por meio da doação de diversas instituições (produtores, indústrias, fundos de defesa, dentre outros) que apoiam o programa, se conseguiu alcançar os recursos necessários para a contratação dos vacinadores e aquisição de insumos, para manter a vacinação gratuita a todas propriedades, totalizando mais de R$ 1.000.000,00 para a viabilizar essa nova etapa.