Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Sanidade

Ministros da agricultura da Alemanha unem-se no combate à Peste Suína Africana

Ministros da agricultura da Alemanha unem-se no combate à Peste Suína Africana

Os estados federais da Alemanha tomaram uma decisão conjunta na Conferência dos Ministros da Agricultura (AMK) na Turíngia para intensificar o combate à Peste Suína Africana (PSA). O Ministro da Agricultura de Hesse, Ingmar Jung, destacou a necessidade de esforços conjuntos e financiamento solidário para enfrentar a crise. O recente surto da PSA em Hesse, no distrito de Groß-Gerau, foi apontado como uma ameaça não só local, mas também para o país e a Europa. Jung fez um apelo ao governo federal e aos seus colegas estaduais para que se unam no compartilhamento do fardo financeiro.

Peter Hauk, Ministro das Áreas Rurais de Baden-Württemberg, apoiou a posição de Hesse, elogiando seus esforços e ressaltando a necessidade de financiamento solidário. A proposta de resolução de Hesse, que solicita ao governo federal considerar apoio financeiro aos estados, foi aprovada por unanimidade pelos 16 estados federais. Agora, cabe ao governo federal tomar medidas necessárias e trabalhar a nível da União Europeia para ampliar as opções de cofinanciamento.

Redução da Burocracia e Política Agrícola Pós-2027

Outro ponto discutido foi a redução da burocracia na política agrícola. Os estados federais pressionaram o governo federal para reduzir rapidamente a burocracia, apresentando cerca de 200 sugestões concretas. Apesar dos primeiros resultados apresentados, os ministros destacam que ainda há muito a ser feito. Jung enfatizou a necessidade de maiorias políticas mais fortes para alcançar um avanço significativo nessa área.

A política agrícola europeia após 2027 também esteve em pauta. Os ministros iniciaram um diálogo estratégico que deve ganhar impulso com a nova Comissão da União Europeia no final do ano. Além dos objetivos de proteção climática e ambiental, houve um destaque para a importância de reforçar a competitividade, a segurança do abastecimento e o desenvolvimento rural. A simplificação e redução da burocracia, juntamente com um foco maior em ferramentas eficazes de gestão de risco, foram apontados como urgentes.

Outros Tópicos: Seguro Multirriscos e Regulamentação de Desmatamento

A conferência aprovou resoluções sobre diversos tópicos, incluindo a promoção do seguro multirriscos para empresas agrícolas, a implementação do novo regulamento da União Europeia sobre desmatamento, a continuidade da Lei dos Fertilizantes, e o fortalecimento do uso de combustíveis renováveis e tecnologias alternativas na agricultura e silvicultura.

O AMK concordou em solicitar ao governo federal o cofinanciamento para a oferta de seguros multirriscos, reconhecendo que a agricultura está cada vez mais exposta aos riscos de eventos climáticos extremos. A iniciativa visa apoiar melhor as empresas agrícolas que enfrentam ameaças como granizo, chuvas fortes, inundações e secas.

Hesse também defendeu a necessidade de uma abordagem prática na implementação do Regulamento de Desmatamento da União Europeia para evitar a criação de um “monstro burocrático”. A Alemanha possui legislação rigorosa para proteger suas florestas, e não há evidências de problemas de desmatamento no país. Assim, Hesse argumenta que regulamentações gerais devem ser encontradas para aliviar a carga sobre as empresas, evitando burocracia e controle excessivos.

Fonte: landwirtschaft. hessen.de