Especialistas do Serviço de Pesquisa Agrícola dos Estados Unidos (ARS) conseguiram desenvolver uma nova vacina candidata para imunizar suínos contra a Peste Suína Africana (PSA), o que foi conseguido por meio da eliminação do gene A137R.
Segundo reportagem do Journal of Virology , publicação da American Society for Microbiology, com a retirada desse componente do patógeno, foi possível atenuar significativamente a virulência em animais domésticos.
Cientistas do Plum Island Center for Animal Diseases explicaram que os porcos inoculados com este imunizador desenvolveram uma notável resposta de anticorpos específicos quando desafiados com uma cepa de PSA.
Para a realização do estudo, os suínos de teste aos quais o imunizador experimental foi aplicado por via intramuscular foram observados por um período de 28 dias , no qual todos permaneceram saudáveis.
Eles esclareceram que nas investigações, até o momento, o candidato denominado ASFv-G-ΔA137R não demonstrou ter interações negativas com o vírus, uma qualidade que o diferencia de outros modelos que devem ser testados antes da comercialização.