Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

PSA

Primeiro caso de Peste Suína Africana em fazenda localizada em Hesse, na Alemanha

Primeiro caso de Peste Suína Africana em fazenda localizada em Hesse, na Alemanha

As autoridades alemãs confirmaram o primeiro caso de Peste Suína Africana (PSA) em uma fazenda no estado de Hesse, na Alemanha. A granja afetada, localizada perto da cidade de Biebesheim am Rhein, no distrito de Groß-Gerau, abrigava nove porcos. Todos os animais foram sacrificados sob supervisão veterinária para conter a propagação do vírus.

Crescimento de Casos em Javalis

Paralelamente, o número de javalis infectados no oeste da Alemanha continua a aumentar. Pelo menos dois casos foram confirmados no estado vizinho da Renânia-Palatinado. Estes surtos em Hesse são notáveis, pois representam os primeiros casos de PSA em javalis no oeste da Alemanha, após quatro anos de presença do vírus em populações de javalis perto da fronteira com a Polônia. Os primeiros surtos em Hesse foram detectados em 14 de junho de 2024.

Disseminação do Vírus

Além da fazenda em Hesse, o vírus PSA foi confirmado em pelo menos dois javalis mortos no distrito de Alzey-Worms, na Renânia-Palatinado, indicando que o vírus cruzou o rio Reno. Segundo o título agrícola alemão Top Agrar, o vírus também pode ter surgido no distrito de Mainz-Bingen, no mesmo estado, embora este surto ainda não tenha sido confirmado. A proximidade dos surtos em Hesse e na Renânia-Palatinado sugere uma rápida disseminação do vírus.

Estatísticas e Contenção

Até 8 de julho, foram confirmadas 15 infecções por PSA em javalis no estado de Hesse, de um total de 123 carcaças testadas. Os casos mais recentes, relatados pela Organização Mundial de Saúde Animal (WOAH) em 2 de julho, foram encontrados mais ao sul, em Riedstadt. A distância entre as carcaças encontradas em 14 de junho e os casos mais recentes é de cerca de 15 km em linha reta.

Medidas de Contenção

Em conformidade com as regras de contingência da União Europeia, foi estabelecida uma zona interna restrita (núcleo) com um raio de 3 km e uma zona externa infectada com um raio de 10 km. Esta última foi expandida devido às novas descobertas, agora abrangendo partes do estado vizinho da Renânia-Palatinado. Na zona infectada, há aproximadamente 3.500 porcos somente em Hesse.

A área infectada inclui regiões densamente povoadas, como Frankfurt-am-Main, Darmstadt, Wiesbaden e Mainz. As duas últimas cidades, juntamente com o aeroporto de Frankfurt, estão totalmente dentro da zona infectada. Na zona central interna, foram impostas diversas restrições agrícolas para evitar a disseminação do vírus.