A Rede Canadense de Inteligência Sanitária dos Suínos Ocidentais está alertando os produtores de suínos da região para denunciarem imediatamente qualquer caso de porcos com bolhas ou sinais de bolhas anteriores. Eles devem solicitar testes de exclusão para doenças animais exóticas, como a Peste Suína Africana (PSA) e a Febre Aftosa (FA).
A gerente da rede, Dra. Jette Christensen, informou que recentemente foram detectadas bolhas ou lesões cicatrizadas que podem indicar bolhas anteriores em porcas descartadas enviadas aos EUA para abate, levantando suspeitas sobre a febre aftosa e o vírus do Vale Seneca.
Há um ano, a detecção de bolhas em porcas enviadas aos EUA para abate desencadeou investigações e levou o Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) a suspender a importação de porcas até que doenças exóticas fossem descartadas.
Perturbação
Christensen explicou à mídia local que “no verão passado, tivemos uma grande interrupção no fluxo de porcas de descarte dos rebanhos suínos do Canadá para os pátios de montagem e abatedouros nos EUA, exigindo muito trabalho dos governos provinciais, da Agência Canadense de Inspeção de Alimentos, do USDA e dos pátios de montagem para restabelecer o fluxo”.
Ela observou que a reação do USDA à situação atual dependerá da quantidade de remessas contendo porcos com sinais de bolhas.
Detecção de SDCV
Em abril, foi confirmado um caso de Delta Coronavírus Suíno (PDCoV) em um rebanho em Manitoba. Esta doença pertence à mesma família viral da diarreia epidêmica suína (PED) e da gastroenterite transmissível, apresentando sintomas semelhantes, embora geralmente menos graves que os da PED. A Manitoba Pork afirmou que, “dado que o setor de Manitoba está em alerta máximo para PED, os produtores devem tomar todas as precauções”.
O PDCoV foi detectado pela primeira vez em Hong Kong em 2009 e, desde então, foi encontrado em vários países. A Associação Americana de Veterinários Suínos divulgou recentemente um relatório sobre a “Ocorrência de Deltacoronavírus Suíno nos rebanhos reprodutores dos Estados Unidos desde seu surgimento em 2014”.
Uma equipe de pesquisa na China anunciou em janeiro de 2024 a criação de um método de detecção baseado em sorologia para PDCoV, que “tem grande sensibilidade e boa repetibilidade, tornando-o uma opção nova e econômica para diagnóstico rápido e imunovigilância”.
Controle de Porcos Selvagens
No final de abril, o governo de Manitoba anunciou um investimento de mais de 2,6 milhões de dólares canadenses ao longo dos próximos quatro anos para o controle de porcos selvagens, especificamente através da iniciativa ‘Squeal on Pigs Manitoba’. “Como todos sabemos, é realmente difícil eliminar os porcos selvagens”, afirmou o Ministro da Agricultura de Manitoba, Ron Kostyshyn. “Eles representam um desafio para nossa paisagem e para a potencial propagação de doenças.”
O anúncio foi feito no primeiro Canadian Wild Pig Summit, realizado em Brandon, Manitoba, de 22 a 24 de abril.