A especialista em epidemiologia e professora titular sênior de Epidemiologia das Doenças Infecciosas da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (FMVZ-USP), Profª Dra. Masaio Mizuno Ishizuka, compartilhou importantes recomendações sobre biosseguridade na avicultura. Em uma série de conteúdos exclusivos para a Avicultura Industrial, a profissional enfatizou a necessidade de implementar medidas rigorosas para proteger as aves e prevenir doenças infecciosas, como a influenza aviária e a bronquite infecciosa.
Dentre as principais orientações destacadas pela especialista, estão a troca de roupa dos funcionários, garantindo que o vestuário utilizado fora do galpão não seja o mesmo usado dentro dele. Além da realização frequente da lavagem das mãos para evitar a disseminação de patógenos.
Dra. Masaio ressalta que essas medidas de biosseguridade são relevantes não apenas para a influenza aviária, mas também para outras doenças respiratórias, devido à capacidade de mutação dos vírus. Ela explica que os vírus têm dificuldade em sobreviver como espécie, então utilizam a mutação como uma estratégia de sobrevivência.
Confira acima o vídeo completo onde a Profª Dra. Masaio Mizuno Ishizuka explica de maneira didática pontos cruciais para fortalecer a biosseguridade nas granjas.
Veja os demais conteúdos da série exclusiva de biosseguridade com a Profª Dra. Masaio Mizuno Ishizuka: