O presidente executivo da União Brasileira de Avicultura (Ubabef), Francisco Turra, participou dia 9 de reunião com o secretário de Defesa Agropecuária (SDA), do Ministério da Agricultura, Francisco Jardim, e o Diretor do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Dipoa), Luiz Carlos de Oliveira. O objetivo foi debater a proposta de revisão do Regulamento de Inspeção Industrial e Sanitária dos Produtos de Origem Animal (RIISPOA).
Apesar de ainda existir um prazo para alterações na proposta, até o próximo dia 16, a avaliação de Turra é de que os ajustes serão mínimos, por já estar próximo da ideal.
“A mudança no RIISPOA é vital para o agronegócio. Ganharemos em desburocratização, em aprimoramento de controles, em ferramentas mais modernas para a emissão de licenças. É uma legislação nova para um novo agronegócio e um novo Brasil”, assegurou, destacando a importância de o Ministério da Agricultura ter debatido proposta com vários setores.
O RIISPOA foi criado pelo Decreto nº 30.691, de 1952, e em quase 60 anos passou por apenas três atualizações. A nova proposta será encaminhada pelo Ministério da Agricultura à Casa Civil da Presidência da República.