Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Sanidade

RS dentro do Sisbi

O processo de adesão do Rio Grande do Sul ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal está adiantado.

O processo de adesão do Rio Grande do Sul ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi) foi retomado. Representantes da Seapa e do Mapa estão reunidos, ontem e hoje, em busca de soluções para as pendências que inviabilizaram, em 2009, o credenciamento do Estado no programa, que certifica a sanidade da produção local de origem animal para comercialização no território nacional.

   
Segundo o diretor do Departamento de Produção Animal (DPA/Seapa), Eraldo Marques, os pontos mais críticos estão praticamente resolvidos. Já há dois laboratórios credenciados pelo Mapa aptos a realizar análise dos produtos (em Garibaldi e Lajeado) e foi definida a reestruturação das equipes de inspeção e defesa animal.
  
“Estávamos planejando solicitar auditoria até metade do ano, mas, devido aos últimos acontecimentos, acho que sai antes disso”. A gestora do Suasa no Mapa/RS, Suzane Bittencourt, confirma que a chance do Rio Grande do Sul aderir está mais próxima. Atualmente, apenas o Paraná, Minas Geras e Bahia integram o Sisbi. No Rio Grande do Sul, apenas Santa Cruz do Sul e Rosário do Sul fazem parte. As informações parte do Correio do Povo.