Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Sanidade

Sancionada lei que fortalece medidas de enfrentamento de emergências sanitárias no Brasil

Sancionada lei que fortalece medidas de enfrentamento de emergências sanitárias no Brasil

Nesta quinta-feira (26), o governo federal sancionou a Lei 14.989/2024, que confere ao Ministério da Agricultura maior flexibilidade para enfrentar emergências fitossanitárias e zoossanitárias no Brasil. Entre as mudanças mais significativas, a nova legislação permite agilizar os processos de doação de materiais, equipamentos e insumos necessários para combater crises sanitárias e ajustar o regime de contratação temporária para situações emergenciais.

A lei também autoriza o pagamento de diárias e passagens diretamente aos servidores e empregados públicos que atuam nas operações de defesa agropecuária sob o Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa), além de cobrir os custos de combustíveis para veículos oficiais utilizados nessas operações.

Essas iniciativas foram originalmente propostas na Medida Provisória 1.186/2023, que perdeu validade antes de sua aprovação pelo Congresso. Agora, com a nova legislação, o Suasa poderá implementar medidas mais eficazes, como investigações epidemiológicas, restrições temporárias ao trânsito de produtos agropecuários, e ações compulsórias de controle sanitário.

A sanção da lei ocorre em meio a desafios como a prevenção contra a gripe aviária — ainda fora do plantel comercial brasileiro — e o combate à mosca-da-carambola no Norte do país. Em 2023, o governo destinou R$ 200 milhões em crédito extraordinário para medidas de prevenção contra a gripe aviária, destacando a necessidade de estratégias atualizadas e eficientes para responder a ameaças sanitárias.