Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Sanidade

Santa Catarina confirma dois novos casos de gripe aviária

Novos focos não são considerados uma ameaça ao status sanitário do estado, já que envolvem aves silvestres e não comerciais

Santa Catarina confirma dois novos casos de gripe aviária

Santa Catarina detectou dois novos casos de gripe aviária em pinguins-de-magalhães em São Francisco do Sul, no Litoral Norte, e em Laguna, no Litoral Sul, na última semana. Com isso, o estado chega a nove episódios da doença confirmados.

Apesar disso, os novos focos não são considerados uma ameaça ao status sanitário de Santa Catarina, já que envolvem aves silvestres e não comerciais. Entretanto, há um alerta para autoridades e produtores rurais.

Em Minas Gerais, o governo estadual instituiu um Comitê Extraordinário de Prevenção e Enfrentamento à Influenza Aviária de Alta Patogenicidade com a competência de definir medidas de prevenção à chegada do vírus H5N1 no estado.

Conforme o decreto, as medidas de prevenção e controle do vírus H5N1 deverão preservar o desenvolvimento econômico e social, observar a oportunidade e a proporcionalidade das ações de defesa sanitária e zoosanitária, estar consoante a evolução dos riscos com base em dados epidemiológicos, garantir o abastecimento e a segurança alimentar, além da sanidade e o bem-estar animal.