O panorama da suinocultura no Rio Grande do Sul e as diretrizes mínimas de biosseguridade em granjas de suínos no estado, estipuladas pela Instrução Normativa 10/2023, foram apresentados para 350 produtores em Erechim, na sexta-feira (30/11). O evento foi realizado pela Supervisão Regional de Passo Fundo da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), a pedido da Cooperativa Central Aurora Alimentos.
“Fizemos a mesma apresentação em Concórdia, Santa Catarina, em julho deste ano, para técnicos da Copérdia, filiados à Aurora. A empresa nos solicitou que fizéssemos também em Erechim, mas desta vez voltado aos produtores”, explicou a supervisora regional de Passo Fundo, Michele Tainá Derks Maroso.
A supervisora apresentou dados da suinocultura no estado e região, enquanto a fiscal estadual agropecuária Lucimar Martins abordou especificamente a Instrução Normativa 10/2023, que estabelece diretrizes mínimas de biosseguridade nas granjas de suínos para fins comerciais. O primeiro prazo de cumprimento dos itens da legislação se encerrava em maio de 2024, mas foi prorrogado até 31 de março de 2025, por causa da situação de calamidade enfrentada pelo estado durante as enchentes de abril e maio.
O supervisor técnico de suinocultura da Aurora no Rio Grande do Sul, médico veterinário Fabrício Haubert, acompanhou a apresentação junto com o vice-presidente da empresa, Marcos Antônio Zordan. “Ele gostou muito da forma como trabalhamos juntos, o Serviço Veterinário Oficial e o setor produtivo”, destacou.
Fonte: Agricultura RS.GOV