Setenta veterinários da Secretaria da Agricultura do Rio Grande do Sul, além 25 profissionais de outros estados e observadores internacionais, começam hoje nos arredores de Montenegro, Região Metropolitana de Porto Alegre, uma simulação de emergência sanitária em suínos com enfoque na peste suína clássica.
O trabalho tem como objetivo de capacitar os técnicos e veterinários dos serviços oficiais para a aplicação a avaliação das ações previstas no Plano Nacional de Contingência. A Organização Mundial de Saúde Animal foi notificada sobre o procedimento.
Dentro da programação, hoje será feito o “anúncio” do foco, tudo como se fosse um caso verdadeiro. Depois os veterinários começam os trabalhos de isolamento, coleta e análise de amostras entre outras atividades.
A simulação será realizada ainda neste mês também no Paraná, com ênfase em aves e em agosto em Mato Grosso, na fronteira com a Bolívia, com bovinos.
Então, se você mora na região de Montenegro, não se preocupe: até o próximo dia 10, a movimentação intensa de carros oficiais e pessoas de fora é referente apenas aos exercícios!
Em tempo: a peste suína clássica está erradicada no Rio Grande do Sul e nas principais regiões produtoras do país. Porém este ano foram registrados casos no Rio Grande do Norte e Amapá.