Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Saúde Animal

Vacina contra solitária

Medicamento destinado à suínos pode eliminar uma desordem cerebral fatal em humanos, causada pela Taenia solium.

Vacina contra solitária

Uma vacina suína pode eliminar a propagação de uma forma fatal de uma doença no cérebro conhecida como neurocisticercose, de acordo com estudo feito na Irlanda. A doença causa cistos no cérebro e na coluna vertebral – a causa mais comum de casos de epilepsia desenvolve-se quando o parasita é endêmico. Neste caso, o parasita é a Taenia solium, ou solitária. Os suínos podem contrair a forma larval deste parasita em contato com fezes humanas, e o parasita retorna ao humano se ele ingerir a carne suína contaminada, se estiver mal cozida.

No estudo, os pesquisadores irlandeses trataram 240 suínos com três meses de idade em uma área de Camarões, na África. Este tratamento exterminou qualquer tipo de contaminação que os animais poderiam ter, já que o local escolhido possui suínos criados ao ar livre e as casas não possuem o saneamento adequado.

Na sequência, eles vacinaram metade dos animais, na esperança de evitar qualquer tipo de re-infecção pelo parasita e distribuiram os leitões em pares de animais vacinados e não vacinados para as famílias que criam suínos. Após quase 14 meses, os estudiosos encontraram parasitas vivos em apenas 20 dos suínos sem vacinação e em nenhum dos animais vacinados. As informações são do site internacional The Pig Site.