Para complementar as ações de erradicação dos focos de Peste Suína Clássica (PSC) registrados este ano no Rio Grande do Norte (RN), o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) promove de hoje até o dia 15 de agosto, a vacinação do rebanho suíno potiguar. O trabalho ficará a cargo do Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do RN (Idianr), sob a coordenação e supervisão técnica da Superintendência Federal de Agricultura (SFA/RN) e do Departamento de Sanidade Animal (DSA) do Mapa
“A vacinação, neste momento, decorre da necessidade de prevenir ocorrências de focos esporádicos em explorações de subsistência. Além disso, será intensificado o controle da movimentação de animais no estado e em suas fronteiras”, informou o diretor do DSA, Jamil Gomes de Souza.
A imunização terá início nos municípios de Mossoró e Jucurutu e, posteriormente, será estendida a todo o estado. Os procedimentos técnicos e logísticos foram definidos entre o órgão estadual executor e o Serviço de Sanidade Agropecuária da SFA/RN. O Mapa irá fornecer gratuitamente a vacina e também a agulha adequada para a aplicação, utilizada exclusivamente pelos órgãos oficiais de defesa animal, não disponível para venda no comércio.
Na última campanha de vacinação contra a PSC realizada no Rio Grande do Norte, em 2002, foram cadastrados e imunizados 140 mil suínos. (Jean Peverari, com informações da SFA/RN)
Na última campanha de vacinação contra a PSC realizada no Rio Grande do Norte, em 2002, foram cadastrados e imunizados 140 mil suínos.