No período de 1º a 15 deste mês de fevereiro, durante o Verão Legal RS 2010, o Departamento de Produção Animal (DPA), da Secretaria da Agricultura (Seappa), realizou 16 barreiras de trânsito, contabilizando 431 veículos vistoriados. A operação ocorreu nos litorais Norte e Sul do estado e, dentre os produtos, foram fiscalizados 41,5 mil kg de carne bovina, 100 kg de ovina, 18,4 mil kg de frango e 14 mil kg de pescado. A inspeção apresentou saldo positivo: dos 74 mil kg de produtos que passaram pelas barreiras de trânsito, apenas 45 kg de carne bovina estavam em situação irregular e necessitaram ser inutilizados.
Ao todo, foram cometidas 16 infrações e realizadas sete apreensões e inutilizações. Na mesma quinzena de janeiro, cerca de 1,5 mil kg de carne bovina e avícola estavam fora dos padrões de transporte e consumo, resultando em apreensões, inutilizações e multas. Segundo o médico veterinário do DPA responsável pelo Verão Legal, Rodrigo Etges, a redução na quantidade e gravidade das irregularidades apuradas desde o início da operação demonstra que o choque fiscalizatório, além de coibir as ações ilícitas graves, acaba fazendo com que as empresas tenham maior preocupação com a qualidade do transporte dos produtos. “Estas fiscalizações fazem com que os veranistas tenham tranqüilidade sobre a qualidade higiênico-sanitária dos produtos que chegam no varejo do litoral gaúcho”, ressalta Etges.
Desde o início do Verão Legal RS 2010, em meados de dezembro de 2009, os técnicos da Seappa efetuaram 161 barreiras de trânsito e vistoriaram cerca de 3,7 mil veículos. Entre carnes e derivados foram fiscalizados mais de 1,5 milhão kg, 722 mil litros leite e derivados, 67 mil dúzias de ovos e 33,6 mil animais vivos. Ações que resultaram em 128 infrações, 160 apreensões e multas e 36,8 mil kg de produtos apreendidos.