Redação (01/06/07) – Assinaram o termo representantes de Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal, Bahia, Espírito Santo e Rio de Janeiro.
O principal objetivo do acordo é o intercâmbio de informações entre os Estados limítrofes. Para isso serão designados dois servidores de cada órgão estadual de defesa sanitária para compor um grupo de trabalho, com a tarefa de elaborar um plano de ação integrada para a instalação de barreiras sanitárias nos limites territoriais dos signatários do protocolo.
O secretário de Estado da Agricultura de Minas, Gilman Viana Rodrigues, explicou que o grupo será permanente e deverá estabelecer um procedimento único de controle do trânsito de animais e vegetais. A estimativa é de que estes Estados sejam responsáveis por um número entre 60% e 65% do rebanho bovino comercial brasileiro.
Os recursos necessários para viabilizar o grupo serão disponibilizados pelos próprios governos Estaduais. Pelo compromisso firmado, o grupo de trabalho terá 60 dias para concluir o plano de ação. A expectativa é que futuramente este grupo de trabalho seja ampliado com a participação de outros Estados. "Pretendemos consolidar métodos de trabalho, mas acredito que depois todos vão querer entrar", disse.
O protocolo foi assinado hoje durante a solenidade de abertura da Superagro, com a presença dos governadores de Minas, Aécio Neves (PSDB), do Espírito Santo, Paulo Hartung (PMDB), e de Goiás, Alcides Rodrigues (PP). A Superagro será realizada até o próximo domingo (3), no Complexo Expominas, na capital mineira. Conta também com outros dois eventos paralelos, a 47ª Exposição Agropecuária e a Expocachaça.