Redação (17/12/2007)- Há preocupação geral da suinocultura frente à proibição da fabricação pelo MAPA de vacina “autógena” contra a circovirose. São graves prejuízos a que estaremos expostos em nossas granjas sem o concurso desse instrumento de circunscrição dos efeitos da doença. É grande a magnitude dos números, técnicos e econômicos, que poderão advir da medida tomada pelo MAPA. A ABCS tem o maior interesse e empenho em encontrar uma saída para esta crise. Depois do alerta dado pela ASEMG, a ABCS já esteve com as autoridades competentes do Ministério e elas estão conscientes do problema, e, dispostas a examinar e deliberar em caráter de prioridade e urgência sobre o que viermos a propor.
A decisão do MAPA está baseada nos regulamentos vigentes e não há como contestá-la em bases legais. Por essa razão, é fundamental que levemos ao MAPA uma proposta de solução que seja tecnicamente correta e possa ser legal e rapidamente adotada pela autoridade competente. A ABCS solicitou ao seu Conselho Técnico Consultivo e outros membros da cadeia forneçam base teórica para a argumentação junto ao MAPA, mais do que a simples apresentação dos prejuízos que provavelmente atingirão a suinocultura brasileira.
As manifestações técnicas estão chegando e sendo compiladas para uma pronta apresentação aos órgãos técnicos competente do MAPA. Será muito bem vinda a contribuição de todos que possam nos ajudar.