Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Abate de animais em MS

<p>Frigoríficos de Mato Grosso do Sul já iniciaram o abate dos animais das propriedades onde foi detectada a presença do vírus da febre aftosa. </p><p></p>

Redação (21/02/07) – Os abates estão sendo feitos em três frigoríficos da região. Caminhões com animais das propriedades de Japorã, Eldorado e Mundo Novo não param de chegar desde o último final de semana. Descarregam o gado e passam por um processo de higienização.

A carne será desossada, maturada e depois vendida. Quarenta e cinco dias depois dos abates os frigoríficos vão pagar preços de mercado pelos animais. Os frigoríficos receberam incentivos ficais para realizar os abates.

Nas fazendas os técnicos da Iagro, a Agência de Defesa Animal do Estado, continuam a investigação sobre a presença do vírus em outras 78 propriedades, cruzam informações e conferem o gado.

Só depois do estudo será divulgada a informação do total de animais que será abatido. Por enquanto, 12 mil estão confirmados.

Só da fazenda Santa Bárbara, que fica no município de Eldorado, todas as 1.004 cabeças de gado de corte estão sendo levadas para o abate. Dois veterinários da Agência de Defesa Sanitária Animal do Estado acompanham o carregamento. O rebanho só pode sair da propriedade com uma nota de trânsito emitida pela Iagro.

Uma fila de 20 caminhões esperava na estrada da fazenda. O gado já estava separado e enviado aos frigoríficos.

Não há prazo para o fim dos abates.