Redação AI (04/04/06)- A Universidade Estadual de Maringá (UEM), junto com a Unesp de Jaboticabal e o Departament of Poultry Science dos Estados Unidos, estão promovendo até quinta-feira (6), no Hotel Mabu Golden Ingá, o I Curso Internacional de Modelagem na Nutrição e Produção Agrícola.
Ontem durante abertura, o reitor da UEM Angelo Priori disse que considera o evento importante já que a avicultura desponta no setor de agronegócios como um dos mais significativos para a balança comercial e para o Produto Interno Bruto (PIB) do País. Também destacou em seu discurso que o curso de Zootecnia da UEM faz parte do ranking nacional e não poderia deixar de aliar o conhecimento à tecnologia. Priori ainda parabenizou a organização conjunta do evento.
Segundo uma das coordenadoras do evento, professora da UEM, Alice Murakami, o curso está apresentando modelos matemáticos para descrever processos biológicos comuns na nutrição e alimentação de aves, além de oferecer suporte científico aos profissionais responsáveis pela tomada de decisões nas empresas de avicultura.
Durante o curso serão apresentadas várias palestras. Os assuntos que entram em pauta nesta semana: condições comerciais, aplicação de modelos matemáticos computadorizados no setor de avicultura, planejamento e otimização da produção, modelo matemático de simulação de crescimento de frangos, modelo de utilização da energia e proteína em aves e o uso de neural networks na produção avícola.