A Academia Brasileira de Medicina Veterinária (Abramvet) realizou, em 28 de outubro, no auditório da Sociedade Nacional de Agricultura (SNA), a cerimônia de posse de sua nova diretoria. Na ocasião, Sebastião Costa Guedes assumiu a presidência da instituição, substituindo Milton Thiago de Mello, que passou à vice-presidência. Guedes é vice-presidente de Relações Internacionais do Conselho Nacional de Pecuária de Corte (CNPC) e presidente do Grupo Interamericano para Erradicação da Febre Aftosa (Giefa).
No início da cerimônia, o presidente da Sociedade Nacional de Agricultura e membro honorário da Abramvet, Antonio Alvarenga, falou sobre o forte relacionamento da SNA com a veterinária, sobretudo, no âmbito educacional. Mencionou ainda o curso de Medicina Veterinária, que é oferecido em parceria com a Universidade Castelo Branco (UCB,) no campus da SNA, no bairro da Penha (RJ), e reconhecido como um dos melhores do Brasil.
Alvarenga também citou a revista Animal Business Brasil, que vem sendo publicada há cinco anos pela SNA, e cujo editor, Luiz Octavio Pires Leal, é membro da Academia e um dos mais experientes jornalistas especializados do país.
Ao ressaltar o bom desempenho do agronegócio brasileiro, o presidente da SNA lembrou que o país é um dos maiores exportadores de carnes do mundo. “Devemos isso ao incansável trabalho de nossos médicos veterinários, responsáveis pelo desenvolvimento da produção e pela sanidade das cadeias produtivas de frangos, suínos e bovinos”, afirmou.
Nova Diretoria
Presidente: Sebastião Costa Guedes
Vice-Presidente: Milton Thiago de Mello
1º Secretário: Albino José Belotto
2º Secretário: José César Panetta
Tesoureiro: Alcides Pissinatti
Diretor da Biblioteca e do Museu: José Freire de Faria
Vice-Diretor da Biblioteca e do Museu: Luiz Aimberê Soares de Freitas
Conselho Fiscal: Efetivos – René Dubois, José Ferreira Nunes e Eduardo Harry Birgel
Suplentes – Wilma de Albuquerque Franco, Clotilde de L. Branco Germiniani e Hugo Edison Barbosa de Rezende