Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Saúde Animal

Ação contra aftosa

Mato Grosso começa vacinação contra febre aftosa na fronteira com Bolívia. Medida atinge principalmente bovinos.

Os municípios de Mato Grosso que fazem fronteira com a Bolívia vacinam contra febre aftosa 81.533 bois e búfalos, com até 12 meses, a partir desta segunda-feira (1º). A imunização, que vai até o último dia do mês, cobrirá 521 propriedades na área de vigilância da linha internacional, nas regiões de Cáceres, Porto Esperidião e Vila Bela da Santíssima Trindade. Todos os municípios atendidos, brasileiros e bolivianos, são reconhecidos internacionalmente como áreas livre de febre aftosa, com vacinação.

Fiscais do serviço veterinário oficial vão supervisionar o trabalho em assentamentos, áreas de posse e reservas indígenas. “A vacinação assistida garante a proteção dos animais e complementa as ações de controle do trânsito em barreiras fixas e móveis”, explica o chefe serviço da defesa agropecuária do estado, Ênio José Martins.

As vacinas são custeadas pelo Fundo Emergencial da Febre Aftosa do Estado (Fefa/MT) e aplicadas por servidores estaduais do Instituto de Defesa Agropecuária (Indea), entidade que também emite os comprovantes de vacinação.

Os bois e búfalos dessas propriedades, com mais de 12 meses, serão vacinados nas próximas etapas da campanha, programadas para os meses de maio e novembro.