Redação AI 21/10/2005 – A Roche Holding vai permitir que outras empresas fabriquem o Tamiflu, medicamento antiviral que tem apresentado bons resultados no combate a gripes fortes em geral e que poderia ser eficaz no combate à gripe das aves. O acordo foi anunciado ontem no Congresso dos Estados Unidos.
O senador democrata Chuck Schumer vinha pressionando a companhia farmacêutica suíça a permitir que outras empresas produzam o Tamiflu. O medicamento foi desenvolvido para tratar do vírus da gripe (influenza), mas os especialistas avaliam que também pode tratar a gripe das aves em humanos.
A Roche concordou em conceder licenças para fabricação do Tamiflu para qualquer companhia que possa produzir o medicamento em quantidades grandes o suficiente para ajudar a atender a demanda antecipada no caso de uma pandemia. Mas a companhia suíça não irá abrir mão da patente e poderá negociar termos “eqüitativos” como parte de qualquer acordo com outras empresas, disse o senador.
Representantes das companhias Teva Pharmaceuticals Industries, Barr Laboratories (subsidiária da Barr Pharmaceuticals), Mylan Laboratories e Rambaxy Laboratories informaram que poderão produzir rapidamente uma versão genérica do Tamiflu.