Redação (25/10/07) – No período de 1° a 30 de novembro, o Estado de São Paulo realiza a 2ª etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa. Na 1ª etapa da campanha, realizada em maio, São Paulo vacinou 11.945 milhões de bovinos e bubalinos, o que corresponde a 99,54% do total.
Para continuar com os índices de vacinação satisfatórios, a chefe do Serviço de Sanidade Agropecuária da Superintendência Federal de Agricultura em São Paulo, Patrícia Silvia Pozzeti, diz que é necessário que todos vacinem o rebanho. “Essa é uma importante ferramenta na erradicação da doença. Na abertura da campanha, no dia 1°, será feita a vacinação de alguns animais para que os produtores saibam os procedimentos de como vacinar o rebanho.”
Durante a campanha, serão distribuídas faixas, cartazes e folderes pela cidade de São Paulo. A expectativa da SFA/SP é de que todos os 12 milhões de animais sejam vacinados.
Brasil – O total de bovinos e bubalinos no País é de 201,417 milhões de cabeças e a previsão do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento é de que, em 2007, sejam aplicadas mais de 395 milhões de doses.
Vale ressaltar que só podem ser comercializadas e utilizadas no País as vacinas registradas e controladas pelo Ministério da Agricultura. É de responsabilidade dos produtores a aplicação das vacinas, mas cabe ao Governo fiscalizar e orientar a vacinação.