Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

ALA e OIE realizam evento sobre Influenza Aviária

O encontro foi realizado em Lima, no Peru, e também discutiu o trabalho de erradicação da Doença de Newcastle na América Latina.

Redação AI 18/08/2003 – A Associação Latino-Americana de Avicultura (ALA), e a Organização Internacional de Epizootias (OIE), com o apoio da FAO, realizaram no período de 13 a 16 agosto, na cidade de Lima, Peru, o II Seminário OIE-ALA sobre Influenza Aviária e Doença de Newcastle. O evento contou com a presença palestrantes dos Estados Unidos, Inglaterra, México, Itália, Austrália, Costa Rica, Chile, Peru e Brasil e foi assistido por de cerca de 250 pessoas de vários países da América Latina.

Cerimônia de abertura do Seminário: Ariel Mendes, coordenador do Comitê de Sanidade Avícola da ALA; Francisco Gonzales Garcia, Ministro da Agricultura do Peru e Karl Futterknecht, vice-presidente da Associação Peruana de Avicultura

Um dos pontos fortes do evento foi a realização no dia 15 de uma reunião entre técnicos oficiais dos Ministérios da Agricultura dos países latino-americanos com o Comitê de Sanidade Avícola da ALA, que é coordenado pelo Prof. Ariel Mendes, vice-presidente Técnico-Científico da União Brasileira de Avicultura (UBA).

Representando o governo brasileiro, estiveram presentes os Drs. Egon Vieira, Alexandre Pontes e Fernando Buchala, além de vários técnicos de empresas integradas e produtoras de vacinas e medicamentos. Como resultado dessa reunião, foi elaborada uma relação de recomendações à OIE, a qual tem como objetivo principal estimular os países da região na elaboração de programas sanitários que impeçam a entrada da Influenza Aviária e a erradicação da doença de Newcastle. Para que as ações propostas sejam mais eficientes e integradas, será criada uma segunda comissão coordenada pela OIE, da qual farão parte representantes oficiais e privados dos diferentes países do continente.