Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Alemanha detecta vírus H5N1 da gripe aviária em novo mamífero

<p>O vírus H5N1 da gripe aviária foi detectado em uma marta [mamífero semelhante à doninha] na Alemanha, informou um laboratório alemão nesta quinta-feira, indicando que a doença está se disseminando entre mamíferos.</p><p></p>

Redação AI (09/03/06)- O laboratório Friedrich-Loeffler confirmou a presença do vírus na marta, encontrado na ilha de Ruegen, no norte da Alemanha, em 2 de março.

O animal foi encontrado na região de Wittow Ferry da ilha, onde o vírus já havia sido registrado em gatos e aves. O mamífero foi sacrificado por um veterinário do governo, segundo o instituto.

A descoberta ocorrida no mês passado que o vírus havia passado de aves para gatos em Ruegen fez crescer o receio sobre a capacidade de disseminação do vírus. Gatos infectados também foram achados na Áustria.

“A presença do H5N1 em uma segunda espécie de mamífero não é surpreendente”, afirmou Till Backhaus, do Ministério regional da Agricultura, em um comunicado. “Gatos e martas têm características semelhantes.”

Especialistas acreditam que os gatos se contaminaram pelo vírus ao comer aves infectadas.

Sérvia

Um cisne selvagem morreu no noroeste da Sérvia devido ao H5N1 –o primeiro caso confirmado da doença na região do Báltico, segundo o Ministério da Agricultura.

Amostras do cisne –encontrado em 28 de fevereiro na fronteira com a Croácia– foram enviadas a um laboratório de referência da União Européia (UE) em Weybridge, no Reino Unido, para confirmação dos resultados.

A ave foi encontrada perto do rio Danúbio, em Backi Monostor, 170 km ao noroeste de Belgrado, segundo autoridades.

Casos de H5N1 foram registrados em aves da Romênia, Croácia, Bósnia, Bulgária e Hungria.