Redação (27/03/2009) – A Federação Americana de Criadores expressa forte oposição à legislação que restringe o uso veterinário de antibióticos nos Estados Unidos. Em uma carta ao Congresso, o presidente da AFBF, Bob Stallman, disse que as leis (H.R. 1549 e S. 619) são desvantagem para proteger veterinários e produtores de aves e gado.
"Agricultores, pecuaristas e veterinários devem trabalhar com a utilização de antibióticos de acordo com as normas, principalmente no tratamento, prevenção e controle de doenças em rebanhos", explica Stallman. "Antibióticos são extremamente importantes para a saúde e bem-estar dos animais e à segurança dos alimentos produzidos".
Stallman disse que faz uso de antibióticos em sua criação e isso não representa uma ameaça à saúde pública. De fato, Stallman afimou que "os dados do governo mostram que o potencial de alguns está em declínio". O número de bactérias que resiste ao processamento e manuseio dos alimentos é baixo e poucas resistem aos antibióticos utilizados em animais.
"Para mater os animais saudáveis são necessários instrumentos, incluindo medicamentos aprovados pela Administração de Alimentos e Medicamentos", explica Stallman. Restringir o acesso a esses antibióticos pode comprometer a saúde pública e animal".
Stallman disse que os membros do Congresso, opondo-se à legislação vão "proteger o julgamento dos veterinários e criadores para produção segura e saudável de carne para consumo.