Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Aumenta suspeita de que a gripe do frango pode ser transmitida entre seres humanos

Reunião de emergencia da ONU vai discutir, hoje (03/02), na Itália, como evitar que a doença se espalhe ainda mais.

Redação AI 03/02/2004 – 05h30 – Uma reunião de emergência das Nações Unidas vai discutir amanhã, na Itália, como evitar que a gripe do frango se espalhe ainda mais. Hoje, o número de pessoas mortas pela doença chegou a 12.

Propaganda enganosa

A ministra da Saúde da Tailândia tentou provar que o pior já tinha passado. Diante das câmeras, comeu frango frito num mercado público de Bangkok. Mas, antes mesmo da digestão, chegou a má notícia: a morte de uma criadora de galinhas, de 58 anos, mostra que a gripe do frango continua um perigo na Tailândia.

No Vietnã, a situação é considerada ainda pior. Além de matar um menino de 6 anos hoje cedo, a gripe do frango pode ter feito as primeiras vítimas que não tiveram contato com aves. A Organização Mundial da Saúde investiga o caso de duas irmãs que morreram depois de contraírem a doença, provavelmente do irmão mais velho, morto 20 dias antes.

Os cientistas só não têm certeza de que essa foi a primeira transmissão de pessoa para pessoa porque os corpos das vitimas foram cremados.

Agora são 10 países com casos confirmados: Japão, Coréia do Sul, China, Laos, Taiwan, Vietnã, Indonésia, Camboja, Tailândia e Paquistão.

Mais de 100 milhões de galinhas já foram eliminadas em toda Ásia, na esperança – por enquanto em vão – de se conter a doença.

Hoje, dia 3,o instituto alemão de doenças tropicais deve concluir os exames feitos em duas pacientes de um hospital de Hamburgo. O resultado pode botar a Europa no mapa da doença. As duas alemãs voltaram das férias na Tailândia com todos os sintomas da gripe do frango.