Redação AI 05/07/2005 – O Ministério da Agricultura continua sem ter posição conclusiva sobre as razões que levaram à morte frangos em uma granja de Jaraguari (MS), em maio passado. Testes realizados pelo Laboratório Nacional Agropecuário, em Campinas (SP), Lanagro, do Ministério da Agricultura -, na segunda quinzena de junho, mostraram que as aves não tinham bronquite infecciosa.
Depois que a doença veio a público, no fim de maio, a Abef – Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frango – e a UBA – União Brasileira de Avicultura apresentaram laudo da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul que indicava bronquite infecciosa. O resultado do Lanagro descartou essa possibilidade.
Testes anteriores feitos pelo Lanagro já haviam identificado um tipo de vírus não-patogênico da doença de Newcastle na granja de Jaraguari. Segundo o Ministério, esse vírus sozinho seria incapaz de causar a infecção que levou ao sacrifício de 17 mil aves. Além do abate sanitário, como medida preventiva, o Ministério também restringiu o trânsito de animais, veículos e pessoas na região afetada e fez a desinfecção de veículos e investigação em propriedades vizinhas.