Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Aviário de Jaraguari/MS tem vírus brando da doença de newcastle

<p>Foco do vírus responsável pela doença newcastle foi detectado na região do município de Jaraguari, há cerca de um mês, conforme informou a Delegacia Federal de Agricultura (DFA), em Campo Grande.</p>

Redação (23/10/06) – No entanto, diagnóstico laboratorial apontou que não é referente ao tipo de maior gravidade, contudo, ainda assim a descoberta fez com que as autoridades competentes ficassem em alerta, monitorando a área. De acordo com a responsável pelo setor de vigilância sanitária em aves, do órgão federal, Priscila Nogueira Ferraz, “o vírus encontrado está inserido em índice inferior ao que consideramos patogênico, ou seja, do que pode ser classificado como doença e deve ser notificado aos órgãos competentes”.

Apesar do percentual virótico detectado ser de 0,25%, sendo que o que classifica a doença é de pelo menos 0,7%, todos os frangos da propriedade situada na região de Jaraguari foram abatidos, em um raio de até três quilômetros. A granja também estaria em quarentena, aguardando o período de eliminação total do vírus.

A informação é do professor de Avicultura da Faculdade de Veterinária e Zootecnia da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), o médico-veterinário Alfredo Carrijo. “Eu tenho conhecimento de que propriedade está respeitando o período de 60 dias para a eliminação do vírus e que está vazia, porque abateu todos os frangos”, disse, frisando que as medidas tomadas respeitam orientação federal e internacional.

O lote, em que o exame de sorologia apontou a presença do vírus de newcastle, era de aproximadamente 30 mil aves. Especula-se que esses frangos podem ter chegado ao mercado e estar sendo comercializados, inclusive em Campo Grande. Entretanto, segundo Carrijo, isso não acarreta qualquer implicação de saúde pública.

“Essas aves poderiam ser incineradas ou enterradas, mas também poderiam ser vendidas, já que o vírus, quando o frango passa por processo de congelamento, é eliminado e não causa mal algum ao ser humano”, esclareceu.

Sobre o nome e a exata localização da propriedade em que o lote dos 30 mil frangos estavam com o vírus de newcastle mas que não podiam ser considerados doentes, conforme critérios da Organização Internacional de Epizootia (OIE) e do Ministério da Agricultura não foi divulgado pela DFA. Segundo a responsável pelo setor no órgão, “não é autorizada a divulgação do nome e local desta granja”.

Newcastle
A doença de Newcastle (DNC) é uma enfermidade viral, aguda, altamente contagiosa que acomete aves comerciais e outras espécies aviárias. Os sintomas são respiratórios (tosse, espirro, estertores), frequentemente seguidos por manifestações nervosas, por diarréia e edema na cabeça da ave, conforme divulga o Departamento Federal de Defesa Animal e Coordenação de Vigilância e Programas Sanitários.

A manifestação da doença e a mortalidade variam segundo a patogenicidade da amostra do vírus, que pode ser classificada como muito alta (amostra velogênica), intermediária (amostra mesogênica) a muito baixa (amostra lentogênica).