Redação AI (18/04/06)- O município de Conchas vai sediar, no dia 6 de maio, um encontro do Conselho Regional Agrícola, do Escritório de Defesa Agropecuária Regional de Botucatu, com o objetivo de discutir o impacto da gripe aviária na economia regional e nacional e como os avicultores e integrados poderão evitar a doença.
Segundo Alfredo Chaguri Jr, da Casa da Agricultura de Botucatu, poderão participar desde os criadores de frangos, como os proprietários de restaurantes, donas de casas, que tenham duvidas sobre a gripe aviária.
“Estão falando muita bobagem por ai. O frango depois de cozido ou frito, não transmite a doença. As pessoas contaminadas com a doença no exterior, ficaram expostas ao animal vivo e não contraíram a doença através do alimento, segundo todas as informações disponibilizadas ate agora”, afirmou o agrônomo.
Deverão participar do encontro um dos coordenadores da equipe nacional de combate a doença o professor Ariel Mendes, da Faculdade de Veterinária e Zootecnia da Unesp de Botucatu, além do Secretário de Agricultura Alberto José Macedo Filho.
De acordo com Chaguri, a criação de frango emprega cerca de 10 mil pessoas na região de Botucatu. Os impactos econômicos na região, ainda são pequenos, com dispensas de funcionários e redução de integrados.
A região entre Botucatu e Tietê é considerada uma das maiores produtoras de frango de corte do Estado de São Paulo.