Redação AI (31/08/06)- O Banco Mundial criticou a política de combate à gripe aviária da Indonésia. Para a entidade, o país precisa aumentar seus gastos com o vírus se quiser mais ajuda financeira da comunidade internacional. “Para ser honesto, a Indonésia não tem agido corretamente em relação à gripe aviária”, disse Andrew Steer, diretor do Banco Mundial, após encontro com o vice-presidente do país, Jusuf Kalla.
A Indonésia, país mais afetado pela doença, anunciou que vai investir US$ 46,5 milhões para combater a doença no ano que vem. O montante é 14,5% menor do que o alocado este ano. O vice-presidente indicou, contudo, que o governo está pronto para gastar mais. “Kalla quer reverter essa política”, afirmou Steer.
O representante do Banco Mundial declarou que será difícil levantar fundos para a Indonésia sem um maior comprometimento do governo local. “Nosso trabalho é ir à comunidade internacional e angariar o máximo possível de recursos. Mas isso fica difícil se a contribuição da Indonésia está caindo”, explicou.
O vírus H5N1 já matou pelo menos 141 pessoas em todo o mundo desde 2003, sendo que 46 delas viviam na Indonésia, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). As informações são da Dow Jones.