Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Brucelose

Uma doença que pode contagiar as pessoas.

Redação SI 02/05/2003 – A brucelose é uma doença infecto-contagiosa crônica, causada por bactérias do gênero Brucella. Os animais mais freqüentemente infectados são os bovinos e bubalinos, mas a brucelose pode afetar outras espécies e também o homem, daí sua importância para a saúde pública. Nos animais, o contágio é feito por meio de contato direto com fetos, placentas, ingestão de pastagens ou água contaminadas por restos de parto ou abortos, sêmen, fezes, leite ou urina provenientes de animais infectados.

A doença causa grandes perdas econômicas, principalmente em rebanhos bovinos, caprinos, suínos e ovinos. Quando o rebanho é livre da brucelose, geralmente a doença é adquirida pela introdução de animais infectados. A infecção se difunde rapidamente de um animal para outro, causando, durante os dois primeiros anos, perdas acentuadas provocadas por abortos, infertilidade e baixa produção leiteira. A presença da moléstia é detectada pela ocorrência de aborto, concentrados entre o quinto e o sétimo mês de gestação.

No homem – Para o homem, a transmissão é feita por meio da ingestão de leite cru e derivados contaminados, fetos abortados, restos de placenta, carne e miúdos provenientes de animais infectados e também pelo contato com a vacina viva, daí a importância da aplicação pelo médico veterinário.

A doença pode provocar abortos, retenção de placenta, infecção uterina, artrites e inflamação dos testículos. Os sintomas principais são febre intermitente, dores musculares, dores nas articulações, subfertilidade, infertilidade, orquites e abortos nas mulheres.

Foram relatados casos de infecção por brucelose em pacientes de Conchas, na região de Sorocaba (SP). A doença foi detectada por meio de exames. Os postos da Secretaria de Saúde do Estado fazem gratuitamente os testes para detectar a brucelose. A melhor forma de prevenção é a eliminação dos focos nas espécies animais e a vacinação.