Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Ceará registra foco de peste suína clássica

Ministério já passou informação a países importadores.

Da Redação 08/07/2004 – 06h03 – O Departamento de Defesa Animal do Ministério da Agricultura recebeu nesta quarta-feira, dia 7, a confirmação da ocorrência de um foco de peste suína clássica numa propriedade do município cearense de Caucaia, próximo a Fortaleza. Exames feitos pelo Laboratório de Referência Animal (Lara), em Recife, em três suínos, de um total de 25, comprovaram existência da doença.

O ministério determinou o isolamento da área e a vacinação perifocal e já comunicou o fato aos países importadores de carne suína do Brasil, mesmo estando o Ceará fora da zona livre da peste suína, situação que o impede de exportar carne de porco. Os organismos internacionais também estão sendo informados sobre o assunto.

A ocorrência do foco (o primeiro registrado este ano no país) não deverá afetar as exportações brasileiras, pois está localizado fora da zona livre, hoje formada por 13 Estados mais o Distrito Federal (RS, SC, PR, SP, RJ, ES, MG, MS, MT, GO, TO, BA e SE). Há vários anos, o Ministério da Agricultura desenvolve o Programa Nacional de Sanidade Suína, o que permitiu a consolidação de uma extensa zona livre da doença. Entretanto, em alguns Estados, fora da área livre, a peste suína clássica ainda não foi erradicada. No ano passado, no Ceará, foram detectados alguns focos da doença. A peste suína não afeta seres humanos.