Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

China confirma quinta morte por gripe aviária em um mês

O vírus H5N1 é comum entre aves, mas especialistas indicam que ele pode sofrer mutação em uma forma que atinja facilmente os seres humanos.

Redação (27/01/2009)- O Ministério de Saúde chinês confirmou nesta segunda-feira que um jovem morreu após contrair o vírus H5N1, da gripe aviária, o quinto caso reportado pelo governo chinês somente neste mês.

O jovem, de 18 anos, foi internado no hospital no sábado (24), em Yulin, sudoeste de Guangxi, na fronteira com o Vietnã, depois de adoecer e ser tratado, sem sucesso, em uma clínica local em Beiliu.

Ele teve contato com frangos mortos antes de adoecer, disse o ministério, acrescentando que as pessoas que tiveram contato com ele não demonstraram sinais da doença.

Em dezembro, o Ministério da Agricultura reportou resultados positivos para o vírus durante testes de rotina nas aves da Província de Jiangsu. O governo, contudo, nega que haja uma epidemia.

O vírus H5N1 é comum entre aves, mas especialistas indicam que ele pode sofrer mutação em uma forma que atinja facilmente os seres humanos, causando uma pandemia.

Desde que a gripe aviária atingiu a Ásia, em 2003, 399 foram infectados e 252 morreram, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Outra vítima do vírus, um homem de 29 anos da Província de Guizhou, está em recuperação. Duas garotas de Shanxi também se recuperam da doença.