Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

China desmente nova variante de vírus da gripe aviária

<p>Informação nega que vírus Fujian seja outra versão da doença.</p>

Redação (07/11/06) – Dirigentes chineses negaram hoje o surgimento de uma nova variante do vírus causador da gripe aviária no Sul do país, como advertiram em relatório cientistas dos Estados Unidos e Hong Kong.

O chamado vírus de Fujian não é uma nova variante do vírus (da gripe aviária). A análise de sua seqüência genética mostra que tem grande semelhança com o vírus H5N1 isolado na província de Hunan, quando a gripe aviária explodiu, no início de 2004 disse Chen Hualan, diretora do Laboratório Nacional de Referência da Gripe Aviária chinês.

Na semana passada, cientistas dos EUA e de Hong Kong advertiram sobre a propagação na Ásia de uma nova variedade do vírus H5N1 chamada Fujian (província do Sul da China onde surgiu), que parecia uma mutação do vírus “em resposta a um programa de vacinação de aves”.

Segundo o relatório, o novo tipo – mais resistente às vacinas e que apareceu em 2005 – poderia ter se propagado por várias províncias chinesas, pela região administrativa especial de Hong Kong e por Tailândia, Laos e Malásia.

Mas, em relatório divulgado pela imprensa oficial chinesa, Chen disse que o estudo não tem “provas científicas”.

Um porta-voz da Organização Mundial da Saúde (OMS) na China disse hoje que não há evidências que o vírus de Fujian seja mais suscetível de transmissão entre humanos e, em conseqüência, de causar uma pandemia.

No entanto, criticou que, ao contrário do Ministério da Saúde, o Ministério da Agricultura não estabeleceu um mecanismo para trocar amostras com a OMS, o que impediu traçar “um desenho completo” do que está acontecendo na China.